____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

EMPRESA  &  CONCEITO

pigmentos_naturais_etno_botanica_041.jpg
Toda a linha de produtos e serviços da Etno Botânica baseia-se em princípios de responsabilidade social e respeito ambiental. Os extratos vegetais corantes são provenientes de atividades de cultivo ou do extrativismo sustentado junto a comunidades locais que vivem em áreas de Reservas Extrativistas (RESEX’s). Seu processo de produção utiliza-se de processo limpos, que não geram resíduos tóxicos para o meio ambiente, proporcionando a melhoria da qualidade de vida para os produtores e criando uma alternativa para o consumidor consciente.

"Ao optar por um produto colorido com corantes naturais, em substituição às cores químicas, estamos difundindo benefícios imediatos ao nosso planeta."

PARCERIA & CONCEITO
A linha de corantes e pigmentos naturais ETNO BOTÂNICA foi criada a partir da união de conhecimentos em: pesquisa de novas fontes de matérias-primas renováveis, know-how na produção de extratos vegetais de plantas tintoriais, tecnologia e aplicações inovadoras para esta nova linha de produtos naturais.
Além do desenvolvimento de corantes e pigmentos naturais seguros, em aplicações industriais de baixo impacto ambiental, visa criar alternativas de renda para pequenos produtores e comunidades rurais, compatíveis com a manutenção da cultural e biodiversidade brasileira, ao construir uma nova rede de provedores de matérias-primas sustentáveis.
Com consciência ambiental e tecnologia, a linha de produtos da ETNO BOTÂNICA contribui para a construção de um novo conceito sobre o uso industrial de corantes e pigmentos, criando alternativas para o início de uma nova postura de consumo responsável, onde o desperdício e a degradação ambiental cedem lugar ao uso sustentável da biodiversidade brasileira e à valorização da qualidade de vida.

O PRODUTO & A SUA ORIGEM
Há mais de seis mil anos, os corantes e pigmentos naturais são usados pelas diferentes civilizações e culturas ao redor do planeta como adorno de seus artefatos e moradia, para conferir cor ao vestuário têxtil ou mesmo nas pinturas corporais.
Detentoras de um vasto conhecimento sobre o uso de corantes e pigmentos naturais, as populações tradicionais e indígenas latino-americanas aplicam estas substâncias cromáticas extraídas de plantas e minerais nas mais diversas finalidades de seu cotidiano, estas utilizações marcam diferenças entre seus grupos sociais, sexo e idade, servindo como meio de ordenação do universo simbólico destas etnias.
No Brasil, muitas plantas tintoriais são de uso cotidiano de comunidades tradicionais e indígenas, como o urucum, o jenipapo, o açafrão da terra, a anileira e o açaí. Estes corantes naturais expressam com maestria a habilidade destes povos em lidar com a natureza e extrair dela uma multiplicidade de cores aplicáveis nos mais diversos materiais e superfícies.
A linha ETNO BOTÂNICA – cores naturais é resultado de pesquisa e desenvolvimento de corantes e pigmentos extraídos de espécies nativas da flora brasileira, como também de espécies adaptadas ao território nacional, que possuem importância histórica no contexto econômico, social e cultural do país.

USO DIVERSIFICADO
Esta cooperação entre a ETNO BOTÂNICA, suas empresas parceiras, grupos de agricultores familiares e de trabalhadores florestais ligados ao extrativismo sustentado, possibilitou o desenvolvimento de novas fontes e tecnologias que permitiram as diversas aplicações destes extratos corantes e pigmentos junto as industrias: têxtil, cosmética, de plástico verde, papel, de tintas e couro.
Na indústria têxtil, os corantes naturais são aplicados no tingimento de fios, tecidos planos, malhas e peças confeccionadas, aliando moda sustentável e ecologia.
Na aplicação em couro, a ETNO BOTÂNICA conta com corantes diferenciados e tecnologia inovadora, diminuindo significativamente o impacto ambiental gerado nos processos de tingimento em couro “cromo free”.
Através do desenvolvimento de tecnologia inédita, a ETNO BOTÂNICA possibilita a aplicação de corantes e pigmentos naturais a matérias-primas plásticas biodegradáveis e a industria de papel, gerando uma gama de aplicações em produtos coloridos e não tóxicos, como brinquedos e embalagens 100% renováveis.
Em cosméticos, os extratos vegetais corantes e a nova linha de pigmentos naturais representam uma alternativa e substituição aos corantes sintéticos, possibilitando o desenvolvimento de formulações “colorant free”.

A linha ETNO BOTÂNICA – cores naturais conta, ainda, com extratos corantes aplicáveis à elaboração de tintas para uso infantil, tais como aquarela vegetal, pintura a dedo e giz pastel. Estas aplicações possibilitam uma nova linguagem ao abordar a origem das cores, interagindo o uso das cores naturais a educação ambiental.
extrato_pigmento_urucum_etno_botanica_11.jpg
auxiliares_texteis_etno_botanica_09.jpg
CoranteNatural_Verde_MS.jpg